Saturday, March 23, 2013

CAMINHO DE BRITONA


Hoje tornei a Britona, onde, há anos, vivi durante dois duros meses. A caminho da casa, onde uma família amável me esperava, revivi a estrada difícil e sujíssima por onde tinha de passar, o ferry longínquo que tinha de apanhar, os cães vadiando entre as barracas de peixe nauseabundo…

Graças a S. Francisco Xavier agora moro nas Fontainhas!

Hoje voltei por breve período ao pequeno apartamento onde dormi e trabalhei ao longo de praticamente sessenta dias e sessenta noites. Está remodelado e muito melhorado, mas, ao lá entrar, não pude deixar de me lembrar do calor até para mim opressivo quando, noite após noite, tinha de fechar as janelas por temor dos mosquitos e a ventoinha deixava de funcionar devido aos cortes de eletricidade. Veio-me à memória o pavor das incursões das baratas, o pó vermelho que de tudo parecia evolar, a sensação de paz que uma gravura antiga de Macau (hoje no meu escritório) me trazia…

Graças aos Mártires de Cuncolim agora moro nas Fontainhas!

Hoje fui a Britona, e serviram-me salgados apetitosos e um copo de sumo refrescante que me soube bem. Mas não pude deixar de rememorar dos muitos jantares monótonos de bananas, bolachas de água e sal e alguns folhados comprados em Pangim, regados com muita água que me alimentaram durante semanas.

Graças a S. Gonçalo Garcia agora moro nas Fontainhas!

Hoje, quando estava em Britona, passeei brevemente pelo pátio feio e triste para onde davam as minhas janelas, vislumbrei os casebres dos muitos que lá moravam, lembrei-me do sozinho que muitas vezes me senti naquele ermo.

Graças a S. João de Deus agora moro nas Fontainhas!

Hoje, em Britona, apercebi-me de algo assaz importante: nem a terra horrível, nem o quarto feio, nem a sujidade, a solidão, os maus jantares, a distância e a angústia me desviaram do meu caminho! Viver em Britona foi a maior prova de que não estava enganado:

Graças ao Beato José Vaz gosto mesmo de Goa (apesar de preferir algumas das suas partes a outras!)!


2 Comments:

At 7:17 AM, Blogger Joanight said...

inspirado na proximidade da vigília pascal, e da sua célebre ladainha dos santos? :)

eu cá também gosto muito mais de (à distância) ver o meu mano muito melhor instalado e bem-disposto nas suas queridas Fontainhas!

 
At 9:04 AM, Blogger Teresa said...

Todavia, se não tivesses tido a "experiência Britona", talvez não valorizasses tanto o conforto das Fontainhas ... talvez não tivesses conseguido apreciar o calor, a simpatia das pessoas, o colorido da paisagem, o conforto (às vezes tão desconfortável) dos meios de transporte, o sabor das especiarias e, também, a grandeza de velha Goa, a varanda do Pangim Inn, etc., etc.

 

Post a Comment

<< Home