Thursday, September 27, 2012

Gravatas



Hoje participei num congresso na Faculdade e, por isso, vesti-me (para não me esquecer totalmente como é) “à professor de direito” – isto é, a como, no imaginário do português comum, se deve enfarpelar um jurista: usei um fato. No entanto, deixei a gravata de lado.
Ao entrar para a sessão na qual devia intervir, uma pessoa cuja opinião prezo, perguntou-me, de forma fortuita (acho eu, que não estava à espera de tal questão), ao ver-me de botões da camisa desabotoados:
- Então, não trazes gravata?
Na altura, vários motivos levaram a que tenha dado uma resposta rápida e atabalhoada: a sessão estava a começar, a enxaqueca começava a martelar-me fortemente os neurónios, estava preocupado (como é natural) com o sucesso da minha “charla”. Enrolei meia dúzia de palavras, e matei o tema ali.
No entanto, ao voltar a pé para casa (é a vantagem do centro de Lisboa: tudo se faz maravilhosamente bem a pé, ainda que de fato), já mais aliviado da enxaqueca (abençoado almogran e quem o inventou!) e com a comunicação despachada, restabelecido com uma cafézada saldanhesca, voltei a pensar no assunto.
Porque é que não usei (ou quase nunca uso) gravata? Na verdade – confesso! – eu LEVAVA uma gravata, para o caso de tal ser absolutamente indispensável, bem arrumada na pasta do pc. Mas não contava recorrer à dita a não ser em caso de “estado de necessidade”.
Pois bem… efetivamente (não obstante a resposta esfarrapada que dei na altura, mercê de todas aquelas contingências), e apesar de não ter nada de visceral contra gravatas (gosto de inovar os nós e tudo) nem fatos, não me dá jeito usar nem um, nem outro! Eu explico-me melhor, recorrendo a uma trindade de motivos:
Por um lado, eu sou um rapaz que, sobretudo, anda. Quando posso, vou a pé a todo o lado, e gosto muito de o fazer (também ajuda não ser o melhor condutor do universo…). É a andar que me ocorrem as melhores ideias para artigos e rabiscos, é a andar que vou vendo o que se passa em meu redor (gosto particularmente de tomar atenção aos detalhes), é a andar que consigo manter as minhas rotinas: tomar café no mesmo sítio, comprar o jornal no quiosque de sempre, etc. Ora, experimentem andar de fato. Não é forçosamente mau, mas dá muito menos jeito do que com um par de sapatilhas.
Por outro lado, eu sou um rapaz que – por muito que o tente evitar – anda sempre carregado de tralha. Ou é a pasta com os cadernos das aulas e os relatórios dos alunos (daquelas para pôr a tiracolo, que NÃO ficam bem com fato), ou a mochila com o pc e os papéis da tese, ou a raquete, tudo sempre à mistura com livros e papelada vária, somando vários quilos que vou alegre e já indiferentemente transportando comigo ao longo das minhas caminhadas diárias.
Por fim, eu sou um rapaz que gosta de bibliotecas, alfarrabistas e papéis velhos. Ah! E de antiquários. E não resisto a entrar e vasculhar bem vasculhado qualquer um com que me depare ao longo – lá está – das minhas peregrinações pedestres. Mais ainda: como gosto muito de desenhar, ando geralmente de moleskine no bolso, para rabiscar o que parecer mais interessante, quer seja altar barroco, casa moderna, perna de cadeira ou turista de passagem. Experimentem fazer isto de fato e gravata… eu sei, ficaria mesmo ridículo.
Assim, acho que, umas tantas horas depois, cheguei a uma resposta minimamente satisfatória. Eu não uso gravata – nem fato, nem sapatos brilhantes – quotidianamente pura e simplesmente porque tal seria tão desfasado com as minhas rotinas como andar vestido de cabaia (a paixão por Goa levar-me-ia a tais extremos?) ou langotim pelas ruas de Lisboa, ou de fato de treino Coimbra fora. Não uso por não gostar, mas apenas porque não funciona comigo, com a minha maneira de viver. Mal cheguei a casa, desenovelei a gravata e tirei o fato. Vesti-me “à Luís”, e foi com prazer que revi as minhas velhas e surradas sapatilhas. E lembro-me sempre de um episódio de um dos romances da minha Avó: não é por nos vestirmos de preto ou vermelho que sentimos mais falta (ou fazemos um luto mais efetivo) de alguém. Continuamos a ser os mesmos. Portanto, o Luís vestido “à Luís” é o mesmo professor de direito, amante de história e de Goa, que gosta de rabiscar, fazer genealogias e tomar café no Saldanha, ir treinar ténis duas vezes por semana e, por vezes, muito raramente, se dissimula atrás da aparentemente séria armadura de um fato, com ou sem gravata.

2 Comments:

At 2:47 PM, Blogger Catarina said...

Gostei primo, ainda bem que chegaste a essa resposta:)

 
At 12:42 AM, Blogger LCO said...

Mais vale ser Luís sem gravata do que Luís disfarçado atrás da gravata, certo, prima? ;)
E como correm as coisas por aí? Os negócios multimilionários do nutricionismo continuam de vento em popa? :)

 

Post a Comment

<< Home