Tuesday, April 15, 2008

Como cabem??

Todos os dias, quando acordo (bem cedo, a moda de Goa, onde os locais recolhem de vespera e despertam com a alvorada) e abro a janela que do meu quarto da para o quintal que confronta com as traseiras da casa, deparo-me com a mesma cena. No quintal, ha uma pequena casa (enfim, em Portugal talvez lhe chamassemos modesta barraca, apesar de ser feita de tijolos e argamassa, ter telhado e ser caiada) na fachada da qual se abrem somente tres portas. Calculo que essas entradas deem acesso a tres divisoes - que tem de ser, forcosamente, minimas. Assim sendo, qualquer pessoa que la tenha de viver acha-se muito (mas mesmo muito!) mal instalada! Uma das portas da para a morada da Natividade e sua familia (ie, marido e filho). Outro dos compartimentos alberga uma outra familia, tambem composta por um casal e uma crianca pequena - neste caso, uma filha. Mas o mais incrivel e a terceira porta - aquela que esta mais proxima da minha janela. Ela comunica com um espaco onde pernoitam 7 (sim, SETE) homens e rapazes entre os 25 e os 40 anos! Diariamente! Ora, COMO e que eles la cabem? Parece-me algo impossivel de perceber! Talvez em modestas (e estreitissimas, decerto!!) esteiras! Todos os dias, de manha bem cedo, os sete saem da sua horrivel casa, onde nao ha agua nem luz (como em nenhuma das outras duas, claro), de escova de dentes em riste! Vao buscar agua numas bilhas ao poco do quintal, e la lavam a cara, salpicam os pes e lavam os dentes. Todas as noites tem de voltar a buscar agua, e improvisar um duche nos ramos das arvores. Depois disso, reunem-se durante algum tempo na soleira raquitica da sua porta, onde dormem galinhas, e conversam um bocado a luz de um lampiao.

Algumas almas bem intencionadas podem achar muito tipico, muito colorido...

... eu acho que a pobreza e uma coisa muito triste!

4 Comments:

At 6:31 AM, Blogger Joanight said...

achas que alguem pensa em tamanha pobreza como tipico e colorido?... nao me parece nada coisa de alma bem intencionada... :S

 
At 7:44 AM, Blogger nocas magali said...

quantas vezes nos queixamos de barriga cheia? quantas vezes entramos em pânico se por breves minutos falha a luz ou a água? desperdiçamos tanto, todos os dias, enquanto outros sobrevivem com tão pouco.

 
At 4:52 PM, Blogger Maggie said...

Realmente custa-me a imaginar 7 pessoas num cubículo... :|

 
At 8:39 AM, Blogger Raquel said...

Tens razão, nem nessa terra da abundância, prenhe de campos e maresia, a pobreza se torna mais leve. Porém, a agressividade da pobreza é sempre proporcional ao tamanho do nosso horizonte.

 

Post a Comment

<< Home