Wednesday, March 26, 2008

A torre da minha residencia

Ola a todos! Tal como prometido, vou passar a descrever, em termos sumarios, os meus aposentos em Betim City! Estou acomodado num acrescento feito ha nao muitos anos a uma velha vivenda no estilo colonial da terra, como ha duzias e duzias espalhadas por todo o Estado. Vivo, assim, em divisoes relativamente novas - o que, para aqui, e bom, pois significa, desde logo, nao ter telha va como tecto, mas sim uma normal placa de cimento!! E que se ha coisas que podem (a mim nao, acrescento desde ja!) parecer muito interessantes e tipicas numa foto, nao o serao certamente ao vivo - como e o caso de tal cobertura!

Pois bem, disponho de 3 divisoes, as quais se acede primeiro por uma escada (e um primeiro andar, o que acarreta duas consideraveis vantagens: ser isolado do resto da casa e alto, por causa de eventuais animais rastejantes mais curiosos) e, em seguida, por um corredor envidracado. Ha, entretanto, que passar (e fechar, porque os donos da casa assim aconselham e preferem) por um pequeno portao de ferro no inicio das escadas e por uma porta ao cimo destas.

A primeira das minhas dependencias - todas elas mobiladas de forma muito asceta (como 90 por cento das casas aqui em Goa - longe e despedacado vai o mito da multiplicacao de esplendorosos interiores indo-portugueses!!) - e uma especie de hall/lavandaria. Eu explico. Hall porque da passagem para o quarto; lavandaria porque dispoe de uma banca comprida e de um lava-louca, que uso para lavar um par de coisas. Nesta divisao (que dispoe de uma boa janela) ha mais um espacoso armario de ferro fechado a chave (que e onde guardo quase tudo, desde peugas a bolachas), um banco de madeira e uma velha espreguicadeira (fechada) de madeira e pano, que em Goa tem o delicioso nome de cadeira Voltaire!!

Segue-se o quarto, que e mais ou menos quadrado, tendo (nao sei porque!!!) duas pareces amareladas, e duas azuis claras! Dispoe de outras 2 boas janelas e de um incompreensivel (e alto - nem esticado la chego) postigo. Ai tenho a minha singela cama (pouco mais que um diva), uma mesinha de cabeceira, uma outra Cadeira Voltaire (mas esta aberta) e uma mesa de cafe (estranho, eu sei!) com tampo de vidro. Ah! E uma cadeira de plastico daquelas de esplanada - que, a partir de ontem, serve a mesa (tambem de plastico, e tenebrosamente kitsch, cinzenta com veios brancos, procurando dar ideia de marmoreado) que comprei para trabalhar. A minha mesa de trabalho pode nao ser elegante, mas tinha tanta vontade de a ter, e e tao util, que me parece extraordinaria!

Do quarto se acede para a casa de banho, tambem em tons azuis e da maior simplicidade possivel. Quase espartana. Agua, apenas fria (mas, acreditem!, ca sabe bem), e nao ha, no chao, qualquer divisoria ou murete para a zona do duche.

Os pes-direitos, felizmente, sao altos, e em ambas as divisoes ha ventoinhas!

Enfim.. muito longe de um luxo oriental, mas suficiente para uma estadia com um minimo (mesmo minimo) de conforto!

1 Comments:

At 4:57 AM, Blogger Unknown said...

bom, confesso que a descrição das tuas singelas acomodações é um pouco aterradora.
deduzo que em goa não exista o "querido mudei a casa".......
não levaste a máquina fotográfica? podias brindar-nos com umas imagens, não?
bj
ps: a sofia m diz que fazer praia, só na praia do resort. NUNCA por nunca em D. Paula!!!

 

Post a Comment

<< Home