Friday, March 21, 2008

A Vida no Montijo

Pois e, caros leitores, e no Montijo goes que eu vivo: mais concretamente, numa localidade chamada Betim - mais concretamente ainda, numa parte (Bairro, de acordo com a tradicional reparticao das aldeias ca da terra) que da pelo sugestivo nome de Britona! Eis-me, portanto - eu, que sou tao zeloso da minha conimbricense Solum e do meu lisboeta Saldanha - em Britona City!
E, tal como no Montijo, dirijo-me para a metropolitana Pangim, todas as manhas, de ferry. Acho que ja andei mais vezes de ferry neste escasso par de dias em que estou em Goa do que toda a minha vida! Eis a primeira vantagem de Britona City, portanto: ensina-nos a viver novas (e quase insuspeitas!) realidades! E, acreditem, aquele ferry (ou melhor, aqueles ferries, pois sao dois - o Diu e o Mormugoa) sao uma licao de vida! Em primeiro lugar, sao absolutamente desprezados pela elite local, que pura e simplesmente nao compreende como e que eu recorro a tal meio de locomocao! Antes - dizem-me eles, nao sem alguma nostalgia - o ferry era pago (sim! agora e maravilhosamente gratuito, com todas as vantagens e incomodos que tal acarreta), e so quem era de qualidade e que recorria ao dito. Agora (e desenha-se-lhes um esgar de repugnancia nos cantos da boca), quem e algum tem carro (ou, se for muito novo e muito pobre, ao menos uma mota), e usa as pontes sobre o Mandovy.

O ferry, assim, e uma vala comum, destinada para os excluidos da sociedade goesa (ah! estas castas e divisoes sociais, ainda tao estanques e visiveis!)... e para um unico e so branco: eu proprio! E e ai que reside boa parte do seu interesse!!

Em breve vos conto mais sobre o assunto!

2 Comments:

At 11:47 AM, Blogger João Lima said...

Camarada Oliveira: Viva a Margem Sul! Os embarcados hão-de de eliminar a elite goesa!!!
1 abraço do Tio (nos dois sentidos do termo: "ó menino, esse ferri deve ser um horror!!!").
P.S.: o tom contraditório do comment é intencional para expressar a solidária comiseração pelo teu triste destino - se era pra isto, então mais valia o verdadeiro montijo ou o barreiro - e ao mesmo tempo a mal disfarçada inveja pela tua aventura indiana (só por isto já vale a pena a maçada de fazer 1 tese, não vale?)
Bjs e abraços de todos cá em casa e 1 um especial do Zé Gonçalo (em vésperas de voar para a Old Albion - adivinha para fazer o quê...) .

 
At 4:21 AM, Blogger nocas magali said...

Eis que chego as estes Prazos e não me deparo mais com a "Bizarra Parelha" mas sim com novas do Oriente!
Deves parecer um E.T. a essa gente a quem quebraste a rotina para te tornares parte dela.
Coloca uma foto do teu meio de transporte diário e dos teus companheiros de viagem (se não for pedir muito!)
Beijinhos
M

 

Post a Comment

<< Home