Friday, March 28, 2008

Lides domesticas goesas

(na verdade, este post e uma continuacao do anterior!)

No primeiro dia, a Natividade (nao, eu nao a chamo directamente Natividade - embora ela talvez nao percebesse, porque nao fala portugues) apareceu parcamente munida com o seu material de limpeza basico: um pano e uma lata velha a fazer as vezes de balde. Eu, por outro lado, tinha (se bem que ainda nao tivesse tido tempo de comprar nada de produtos de limpeza em Pangim) um detergente eficaz, um par de esfregoes, uma vassoura e sua pa. Bom, quando a Natividade viu a vassoura, ficou um pouco aflita... Na verdade, ela esta habituada a usar as vassouras indianas, que nao sao mais do que um feixe de vime (?), sendo que elas (e eles) se agacham, ou mesmo sentam, para irem varrendo, quase lage a lage. Ou seja - e por muito que se tivesse esforcado - nao conseguia trabalhar com a vassoura de cabo, a ocidental! Resultado: fui eu quem tratei de varrer o quarto e o hall!

No entanto, a pobre da Natividade nao tinha culpa nenhuma da minha inepcia cultural, e era manifestamente injusto que eu apenas lhe disponibilizasse uma vassoura a que ela nao estava habituada. Por outro lado, urgia adquirir mais algumas coisas, valendo-me dos conselhos preciosos quer de TPL, quer de Nandini, uma colega indo-americana que me explicou que produtos costumava usar a sua colaboradora domestica. Munido dessas preciosas informacoes, comprei um balde verde (mas tive de o comprar no mercado, e fazer todo o habitual processo de regatear, e fingir que me vou embora, e voltar, e dizer qual e o meu melhor preco, etc, etc), para ela nao ter de usar aquela lata, 2 bons panos de limpar, uma embalagem de um liquido de limpeza pelo qual as indianas (segundo informacoes colhidas junto de fontes autorizadas) muito apreciam, e que (alegadamente) deixava um ligeiro odor a limao (e a Natividade apreciou claramente esta compra - pelo que o informador nao falhou!), bem como ... claro, uma vassoura indiana!!

Munido deste novo material (e se bem que a Natividade, mostrando grande presenca de espirito, tivess, motv proprio, levado a sua propria vassoura), a dupla imbativel de limpeza de Betim City (delegacao de Britona) pode dar inicio aos seus trabalhos! Esta segunda vinda da Natividade foi ainda mais eficaz: a meias - desde logo porque ela e baixinha, e nao chega aos azulejos mais altos, a parte de cima das janelas e do armario, as vergas das portas, ou mesmo a parte superior das paredes, em casas cujo pe-direito e muito alto - esquadrinhamos todas aquelas divisoes, que ficaram a brilhar!

Um dia destes ainda montamos um negocio de limpezas domesticas!;)

2 Comments:

At 8:16 AM, Blogger nocas magali said...

Não pude deixar de me rir com estes episódios cómico-trágicos(!?) do teu quotidiano. Nunca imaginei que as diferenças culturais chegassem às vassouras e técnicas de limpeza!

Agora que a TRANSCRIPTIO foi - finalmente! - aprovada, vejo o meu colaborador na área genealógica dedicado a outro ramo de actividade. Bem, nunca é tarde para descobrir novas vocações ;)

Boas limpezas!
M

 
At 2:51 PM, Blogger Maggie said...

que grande dupla! :D

 

Post a Comment

<< Home