Quem compreende a CMC?
A Rainha Santa fez a sua visita bi-anual a Coimbra, deslocando-se, Monte da Saudade abaixo às costas dos talhantes de uma urbe da qual se diz que só dá primazia e precedências a "doutores", desde o "Japão" até à Lusa Atenas. Chegada à entrada da cidade, parou alguns minutos para ouvir o discurso através do qual a cidade lhe anunciava as suas boas-vindas. Se percebeu alguma das palavras proferidas, essa é já uma questão mais delicada, atendendo à péssima qualidade do som. Os "Senhora" estremecidos de Jesus Ramos desapareciam sob os cracks e crecks da fraquíssima instalação. Mas isto não foi o pior. A seguir à prédica, Coimbra gosta de se fazer luzir, perante a padroeira desterrada em terras nipónicas - a qual tem, cruelmente, de suportar, dois anos a fio, todos os dias mirar a cidade, e nunca lá se deslocar -, e perante os larguíssimos milhares que se acotovelam pelas velhas artérias e praças da Baixa. E, assim, ano após ano, tem lugar um fogo de artifício excelente. O ponto de honra é (bem, costuma ser...) apenas um: superar o do ano anterior.
Ora, o fogo de artifício deste ano não só demorou uns misérrimos 5 minutos (a média costuma ser 15, imaginem a desproporção), como foi de uma franciscana pobreza. Das alturas do Governo Civil, nós, que não temos o sentido político de alguns Cabrais que nos são próximos, sentimos claramente a muda decepção da multidão que rodeava o andor. No silêncio, gritava o desapontamento.
Era isto que Coimbra tinha para oferecer??
Mas o mais caricato foi que, no passado Sábado, à meia noite, perante uma assistência infinitamente inferior (nem comparar se pode), houve à beira rio um soberbo fogo de artifício.
Então... a CMC e a Comissão de Festas "só" trocaram os timings. Nada de excessivamente grave, como se calcula...
Abram o olho, srs do Largo de Sansão e das Comissões Festivas. Isto é inadmissivel! Coimbra, de agora em diante, só deve (não, atendendo ao seu actual prestígio junto do vulgo, só PODE) ter actuações notáveis e irrepreensíveis!
Esperemos que as coisas melhorem entretanto, e não apenas quando, daqui a uns anos, chegar Ni!;)
2 Comments:
a capital do fogo d artifico, vais ver, no meu mandato ;)
hmmm... e os perigos de incêndio decorrentes da pirotecnia?
Mesmo correndo o risco de fugir aos meus deveres de madrinha, se o programa eleitoral não for melhor, não sei se poderão contar com o meu voto! :p
Post a Comment
<< Home