Friday, May 09, 2008

Situacoes embaracosas

Todos temos momentos em que ou nao sabemos o que dizer, ou em que o espanto, a total surpresa, quase nos tolda o raciocinio, e ficamos com a resposta (que costuma ser pronta - embora sem aquela acida mas deliciosa ironia, que fere e mata, caracteristica de algumas pessoas nossas proximas, desde logo uma certa biologa-autarca) em suspenso. Em Goa, esses momentos tambem vao tendo o seu lugar. Eis um par de exemplos:

Ha um par de dias, ia eu a fantastica Casa dos Figueiredo de Loutolim - onde fui primorosamente recebido pela sua simpatica proprietaria - quando o meu novo taxista (sim, porque o velho, que se tornou um tanto impertinente quando eu me mudei para o centro da cidade, ficou apodrecendo la pelos lados de Britona), um homem simpatico e discreto, me convidou para a festa dos seus 50 anos! Deus meu! O que fazer? O que responder? Claro esta que me lembrei, nesse preciso momento, que tinha uma coisa marcada exactamente para esse mesmo dia! Um zar, claro esta, mas ja tinha dado a minha confirmacao!;)
Bom, e verdade que o homem foi inegavelmente simpatico, mas eu preferia que ele nem sequer tivesse formulado o convite!

Ontem, jantando no Pangim Inn (era o ultimo resistente na varanda - ja se sabe que nesta terra toda a gente recolhe de vespera), um dos empregados, que mal fala ingles (comunicamos, por isso, numa dificil, mas compreensivel, algaraviada de mau ingles e muitos gestos) perguntou se eu nao falava hindi. Surpreendido, eu disse que nao, que em hindi so sabia dizer SOMAR, BUDWAR e SAKRAWAR - ou seja, 2a,4a e 6a feira. Isto (claro que esta parte nao lhe expliquei!) porque eram os dias em que a Natividade ia a minha velha e britonesa casa! Mas o rapaz insistia, no seu linguarejar dificil de acompanhar, sempre com grandes sorrisos: porque uma pessoa como eu, que estudava tanto (eles acham que eu trabalho muito, porque encaram como sendo trabalho toda a minha actividade intelectual, mesmo ler um romance, escrever um postal ou desenhar uma paisagem!), ja devia saber algumas coisas!

Inenarravel! Claro que o que ele queria era que eu falasse hindi, para comunicarmos na lingua dele! Eu entao propus um acordo: eu aprendia hindi, e ele portugues.

Sera que hoje, ao jantar, o rapaz se vai chegar ao pe de mim e dizer, com a pronuncia carregada destas gentes: segunda feira, quarta feira, sexta feira?;)

4 Comments:

At 8:04 AM, Blogger nocas magali said...

Acho que pelo menos devias aprender a dizer Obrigado,Bom dia e Boa tarde.
E por falar em postal...

Bjos
M

 
At 9:44 AM, Blogger Joanight said...

seria genial :)

 
At 2:48 PM, Anonymous Anonymous said...

:-))
Já recebi o postal, mto obrigada!
Deu para ter um gostinho dessas paragens...

bj,

 
At 3:38 PM, Blogger Maggie said...

e então ele já aprendeu alguma coisa em português?
e já agora subscrevo... devias aprender a cumprimentar as pessoas, acho q são as primeiras coisas q se aprende noutras línguas, plo menos a pronunciar pq a escrever já é outra história... :P

bjos!

 

Post a Comment

<< Home