Saturday, November 18, 2006

Não me mexam nos MELLOS, nos MOTTAS e nos SENNAS (a menos que sejam a minha Mana ou o meu Pai!)!!

Bem dizia Eça de Queiroz que as "gamelas comuns" (das quais - bem entendido, num sentido ASSAZ diverso do que aqui utilizamos - partilhava o enfadado Jacinto) nunca dão bom resultado. Podem ser curiosas, interessantes - fascinantes, mesmo! - mas sempre terão um último e inapelável "quid" negativo: pois é, são públicas. E quem diz públicas, diz francas... e por vezes não se gosta (embora raramente se admita, pois ninguém sensato quererá incorrer em acusações mais ou menos vexatórias de snobismo) de tanta... franqueza!
Tudo isto a propósito da base de dados do site genea. Todos sabem que eu defendo o genea, sobretudo a sua dimensão integradora, que permite que a generalidade dos interessados em temas de linhagística e genealogia possa, sem dificuldades de maior (na verdade, basta aceder à net, via sapo) colocar dúvidas sobre os seus avoengos (ou, em grande parte dos casos, sobre quem gostaria de ter como tal...) no célebre "forum". Também desta forma se possibilita a troca de informações - mesmo que a fiabilidade valha o que valha num "espaço livre" como aquele (pelo que, meus amigos, há que confirmar sempre o que nos passam, mesmo que nos custe sobremaneira descobrir que afinal o Manuel do Sacramento Pinto do qual, afortunadamente, descenderíamos, não era um insigne Desembargador da Bahia mas um triste jornaleiro de Trevões). Até aqui, tudo bem! Mesmo que se troquem umas palavras menos simpáticas no forum - e isso é raro - e mesmo que por lá ande muita gente com muita areia naquelas tolas - o que é mais frequente (os maluquinhos devem atrair-se uns aos outros) - o saldo final é, francamente, positivo, estando o LA de parabéns!
Mas o genea dispõe, paralelamente, de bases de dados, onde cada um dispõe a sua árvore familiar. Tudo coisas muito simples e esquemáticas. Ora, em teoria, qualquer pessoa pode "mexer" em qualquer das árvores que lá estão (sugerir correcções, acrescentar novos elementos). Mas, bom... NINGUÉM faz isso, não é?! É que não parece de muito bom tom andar a retocar o trabalho dos outros - sobretudo quando o saldo do resultado final é BEM NEGATIVO.
Foi isso que me aconteceu ontem. Ociosamente, percorri os "costados" Pedroso de Lima/Cabral de Oliveira, para ver se os dados que tinha introduzido há umas semanas já haviam sido acrescentados (é um processo lento, em virtude de escassez de recursos humanos), quando reparei que alguém tinha andado, estupidamente, a acrescentar nomes na MINHA Família!

E, caríssimos, vocês que me conhecem sabem que eu sou CIOSO das minhas coisas: e a MINHA família, para o bem e para o mal, é MINHA! Se outros (mesmo que partilhem eventualmente de um qualquer avô arcaico) quiserem fazer a sua árvore, façam-na eles, criem uma para si; não se pendurem na MINHA!

Claro que a asneirada estava bem patente:
1) nomes incompletos
2) ordem de apelidos assustadoramente trocada
3) e, amigos, eu cá sou MELLO (e não Melo), Pereira de SENNA (nada de Senas) e MOTTA-VEIGA (não me venham para cá com a versão mais simplificada de Mota Veiga). Por isso, se quiserem acrescentar dados - mas desde já renovo os meus mais sinceros pedidos para não o fazerem (cada qual com o seu quintal, ok?) - sejam coerentes com o que lá está, de acordo!!?? Já é suficientemente mau andarem a aproveitar-se (estragando) do trabalho dos outros... pelo menos vejam se seguem as regras estipuladas pelo autor.

Espero que o recado tenha ficado perceptível!

1 Comments:

At 12:49 PM, Anonymous Anonymous said...

com o q tu te preocupas, caro irmão...:p

tou a falar dos L's, dos N's e dos T's...claro! quanto a andarem a alterar a tua genealogia concordo ctgo: abaixo a pirataria informatica n GENEA! ;)

 

Post a Comment

<< Home