Sunday, February 19, 2006

Eis os prazos... num sentido material dos ditos


Eis - depois de algumas semanas de hesitações (uma vez que LCO ainda está longe de atingir o almejado estatuto de tarimbado informático, pelo que, não raro, azucrina fraternalmente gentes mais dotadas para tais domínios) - franqueados ao público os "Prazos do Serrazim".
Prazos? Serrazim? Porquê?
Quanto à explicação do primeiro termo, remetemo-nos a um profundo silêncio. LCO navega por águas de velha juridicidade (sulcadas também pelo punhado de jus-historiadores que quer, menos, a nossa "alma mater conimbrigensis", quer, mais, as suas jovens congéneres lisboetas vão produzindo). Por isso, se não sabem concretamente o que é um prazo - não, neste caso não é uma data limite para a entrega de qualquer coisa, desde processo a maquete - consultem um qualquer venerando cartapácio jurídico (talvez um dos clássicos do nosso queixoso Lobão). Lá encontrarão uma definição adequada.
Quanto ao Serrazim, existem doravante, dois (sim, que isso do Sezim minhoto é já um deplorável abastardamento). Um, terra de marmeleiros parcialmente carbonizados, que anda pelas mãos dos PL há umas boas centúrias. Em anos bons - isto é, em anos em que não lavram incêndios pelas imediações de Coimbra (as coisas boas são sempre escassas, não são??) - encontram-se por lá, a par dos marmeleiros e demais companheiros arbóreos (inclusive uns fetos que certa bióloga alerta no respeitante às suas propriedades cancerígenas) coelhos e "encantadoras" famílias de javalis. Interessantes para se ver ao longe, quando por lá passam, nas suas costumeiras migrações...
O outro "Serrazim" - em parte extensão virtual do anterior - é o presente. Não se trata de um pedaço de solo, mas de um pedaço de "espaço web" (poder-se-á dizer assim???). Do qual se abrem agora os portões, com uma citação deveras apreciada - citação que parece digna de conclusão, mas que, afinal, é, sempre, um bom princípio:

"Adeus, leitor amigo; tenta não gastares a tua vida a odiar e a ter medo."
(Sthendal, Lucien Leuwen)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home